Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Reforma tributária pode aumentar mensalidades escolares em mais de 10%

Por Jornalismo. Publicado em 16/09/2020 às 14:36.

A proposta de reforma tributária do governo de Bolsonaro pode causar aumento de mensalidades escolares em mais de 10%. Quem traz os detalhes é a repórter Amanda Yargas.

 

 

Se for aprovada a reforma tributária nos moldes propostos pelo Governo Federal, a diversidade de tributos existentes hoje seria substituída por um imposto único, simplificado. O novo imposto seria chamado de Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços (CBS). Só que a alíquota prevista no texto é de 12%. Ou seja, o CBS poderia fazer com que a tributação final sobre o consumo no Brasil seja a maior do mundo, segundo o professor de MBA nas áreas Tributária e Contábil da Universidade Positivo, Marco Pitta. Uma das consequências disso seria o aumento das mensalidades escolares, de até 10,5% para 2021.

SONORA

Para o professor, a reforma é necessária, já que as empresas gastam muito tempo com a gestão destes pagamentos além de às vezes terem que assumir riscos por subjetividades na lei.

SONORA

Estão ainda em tramitação nas casas legislativas outras duas PECs que tratam de reforma tributária, uma de autoria do deputado Baleia Rossi do MDB de SP e outra de autoria de 67 senadores, entre eles, os parlamentares do Paraná  Álvaro Dias e Oriovisto Guimarães do Podemos e Flávio Arns da Rede. Nenhuma das propostas, no entanto, prevê diminuição da carga tributária.

 

 

 

Amanda Yargas