Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Renda informal também deve ser declarada no Imposto de Renda

Por Jornalismo. Publicado em 03/02/2021 às 19:01.

A declaração do Imposto de Renda de 2021 deve começar em março e quem possui renda dentro dos critérios estabelecidos pelo fisco, precisa declarar para não cair na malha fina. Mesmo quem precisou se virar na pandemia, muitas vezes com recursos da informalidade, também deve demonstrar os valores à Receita Federal.

Em 2020, o desemprego atingiu o índice de 14,4% em setembro. Em novembro, 16,3 milhões dos trabalhadores tinham cortes de salário. Os dados são da Pnad Covid, levantamento realizado pelo IBGE. Com isso, muita gente precisou se virar para conseguir manter as contas em dia, o que aumentou a prestação de serviços na informalidade. 

Agora a preocupação é como lidar com o fisco. Segundo o advogado Luciano Bernart, especialista em Direito Tributário,  os valores recebidos de forma informal podem ser declarados pela pessoa física. 

SONORA

Apesar disso, ele lembra que, ao formalizar o empreendimento, os valores de imposto ficam menores. 

SONORA

Já no caso de quem tinha a empresa aberta e está com pagamentos ou emissão de notas e declarações em atraso, o especialista em direito tributário indica que deve regularizar a situação, porque isso demonstra boa vontade perante o fisco. A iniciativa é reconhecida como uma denúncia espontânea.

SONORA

O advogado Luciano Bernart lembra que há modos de formalização que facilitam o gerenciamento de impostos pela Pessoa Jurídica e que, quando necessário, um profissional de contabilidade pode ajudar a gerenciar as finanças. 

SONORA

Amanda Yargas