Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Saiba como ajudar instituições filantrópicas e ainda abater o valor no imposto de renda

Por Jornalismo. Publicado em 11/03/2020 às 10:18.

A Receita Federal permite doar até 3% do imposto devido para projetos nas áreas de saúde, cultura e esportes. E como quem escolhe qual projeto vai receber os recursos é o próprio contribuinte, a destinação pode ser aplicada bem mais perto de casa. Confira como fazer isso na reportagem de Amanda Yargas.

Foto: IRPF 2020/ Divulgação

 

 

 

Estima-se que a cada 50 reais recolhidos em tributos federais, apenas 1real e 50 centavos retorne para a comunidade local. Uma das formas de garantir que o imposto seja aplicado em melhorias na sua própria região é fazer a doação de parte do tributo a ser recolhido pelo Imposto de Renda, como analisa o gerente de Relações Institucionais da Santa Casa de Curitiba, Marco Aurélio Sanfelice.

Tanto empresas quanto pessoas físicas que fizerem a declaração completa podem realizar a doação, que está limitada a 3% do valor devido, ou seja, o que é doado é parte do imposto que o contribuinte já iria pagar à Receita Federal. Para quem já realizou doações durante o ano de 2019 que vão ser abatidas do imposto, o valor total não pode ultrapassar 6%. O gerente explica que a doação pode ser feita em passos simples na própria declaração.

Os projetos que podem receber os recursos são aprovados previamente, nas áreas da saúde, cultura e esportes. Isso aumenta a transparência do processo e garante que o valor será destinado a uma finalidade específica. Uma das instituições filantrópicas que está recebendo doações é a Santa Casa de Curitiba, hospital com mais de 80% de atendimento pelo SUS. O gerente de relações institucionais do hospital, Marco Sanfelice, comenta sobre o projeto “Fila Zero”.

O projeto vai atender 6mil e 800 exames em seu primeiro ano. A Santa Casa possui atendimento médico de média e alta complexidade em mais de 20 especialidades. No ano passado, atendeu mais de 120mil pessoas, recebendo pacientes de todo estado, principalmente idosos. Além da doação na declaração do Imposto de Renda, que vai até o final de abril, quem quiser doar para a Santa Casa também pode entrar em contato com a equipe de relações institucionais, ligando para  3271-5721 ou  3271-5825. O DDD é o 41. O contato pode ser também por e-mail: [email protected].

 

Repórter Amanda Yargas