Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

São José dos Pinhais atinge marca de 212 mil eleitores e poderá ter segundo turno, confirma TRE

Por Redação. Publicado em 03/08/2023 às 13:33.

As cidades que podem realizar o segundo dia de votação precisam ter no mínimo 200 mil eleitores aptos.

Por Marinna Prota

O Paraná tem agora mais uma cidade que pode realizar o segundo turno das eleições municipais. O Tribunal Regional Eleitoral informou que a cidade de São José dos Pinhais atingiu a marca de 212 mil eleitores e por conta disso pode levar as votações para o segundo dia.

Cinco cidades do estado se enquadram neste requisito, além de São José dos Pinhais, a capital paranaense, Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa fazem parte do grupo.

A coordenadora de comunicação do TRE-PR, Rubiane Kreuz, explica que a liberação para a realização de um segundo turno está atrelada à quantidade de eleitores e não necessariamente ao tamanho da população da cidade. Por isso, ela ressalta a importância da regularização do título de eleitor para aqueles que estão com pendências no cadastro eleitoral.

SONORA

Segundo a Constituição Federal de 1988 e a Lei das Eleições (Lei 9.504/1997), para que um município possa ter o segundo turno, é necessário que ele tenha mais de 200 mil eleitores. Foz do Iguaçu já alcançou a marca de 198 mil eleitores e eleitoras e pode chegar logo ao número necessário para viabilizar um segundo turno nas próximas eleições municipais.

Em 2023, jovens com 15 anos completos podem tirar o título de eleitor antecipadamente, garantindo a possibilidade de votar no próximo ano, quando completarem 16 anos, e fazem parte da contagem do TRE para a realização de um segundo turno.

SONORA

As eleições municipais acontecem em 2024, nelas serão escolhidos os chefes do executivo das cidades, que são os prefeitos e representantes do legislativo, como os vereadores.