Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Sessões da Assembleia passam a ser virtuais contra a Covid-19

Por Jornalismo. Publicado em 23/03/2020 às 19:13.

A Assembleia Legislativa do Paraná adotou medidas de contenção do novo coronavírus. Além de restringir a circulação de pessoas e reforçar a higienização, as votações vão ser online enquanto durar os riscos de transmissão da pandemia no estado.

 

Foto: Reprodução TV Assembleia

 

 

No plenário da Assembleia Legislativa do Paraná nessa segunda-feira, estavam presentes apenas o presidente Ademar Traiano (PSDB), o primeiro secretário Luiz Claudio Romanelli (PSB) e o segundo secretário, Gilson de Souza (PSC). Os outros deputados participaram da sessão de forma virtual, uma medida para evitar a propagação do coronavírus. O sistema de votação remota foi desenvolvido pelos servidores da própria Assembleia, adaptando em uma semana o sistema já utilizado nas sessões presenciais e tomando como referência o formato adotado pelo Senado Federal, como conta o presidente Ademar Traiano.

 

 

Na sessão ordinária do plenário, foi apenas aprovado o regime de votação remota, na sequência aconteceu uma sessão extraordinária da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que aprovou o decreto de estado de calamidade pública no Paraná e o regime de teletrabalho e a votação remota para a Assembleia durante a crise da Covid-19.

Depois houve ainda uma sessão extraordinária do plenário, onde o presidente da casa, Ademar Traiano, avisou que as comissões permanentes vão deixar de se reunir, um membro da comissão dará o parecer no plenário e a aprovação também será em plenário. Além disso, foi determinado ainda que os temas que tem relação com a pandemia serão votados com prioridade pela casa, e outros temas só entram em pauta depois que estes assuntos que tratam da crise tiverem sido votados. Entre os projetos considerados prioritários estão não somente os que determinam cuidados específicos da área de saúde, mas incluem também medidas para amenizar o impacto econômico, afirmou o presidente da Assembleia.

 

 

A Assembleia também adotou outras medidas de restrição de circulação de pessoas e higienização dentro da instituição, como explica o primeiro secretário Luiz Claudio Romanelli

 

 

Repórter Amanda Yargas