Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Sete em cada dez brasileiros acham que situação econômica não melhora nos próximos meses

Por Jornalismo. Publicado em 07/01/2021 às 12:11.

Sete em cada dez brasileiros não acredita na melhora da situação econômica do país nos próximos meses. 

 

41% dos brasileiros preveem que a economia do país vai piorar nos próximos meses. Para outros 28%, ela fica na mesma. Só 28% acredita que a situação econômica do Brasil possa melhorar. A pesquisa foi realizada pelo Datafolha entre os dias 8 e 9 de dezembro e ouviu 2016 pessoas. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. 

Sobre a situação econômica pessoal, 22% acham que vai piorar, 46%, que ficará como está, e 31% esperam uma melhora.

Segundo um levantamento feito na Fundação Getúlio Vargas, o corte do auxílio emergencial pela metade, colocou cerca de 7 milhões de pessoas abaixo do nível de pobreza e esse número deve subir para quase 17 milhões com a extinção do benefício. O indicador considera pessoas que vivem com menos de 5 reais e 50 centavos por dia. 

Segundo o Datafolha, o auxílio emergencial ainda era a única fonte de renda para 36% das famílias que receberam pelo menos uma parcela do benefício no ano passado. Em novembro, o desemprego bateu novo recorde, atingindo 14 milhões de brasileiros. A taxa de desocupação chegou a 14,2%, o maior percentual da série histórica da Pnad Covid, levantamento realizado pelo IBGE desde maio.  O indicador considera o mercado informal de trabalho, autônomos e funcionários públicos.

 

Amanda Yargas