Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Setores de gastronomia, entretenimento e turismo pedem a volta do Horário de Verão, no Paraná

Por Redação. Publicado em 02/10/2023 às 12:00.

Horário diferenciado garante uma hora a mais de luz solar e possibilidade das pessoas passearem por parques e praças e desfrutar dos estabelecimentos.

Por Marinna Prota

Enquanto a discussão sobre o retorno do horário de verão continua, os setores de gastronomia, entretenimento e turismo no Paraná reforçam seu apelo em favor da medida. Para o presidente da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar), Fábio Aguayo, a importância do horário de verão não está relacionada apenas ao setor de entretenimento. Ele reforça que a medida impacta o setor energético, com a conscientização sobre o uso responsável dos recursos naturais.

SONORA 

A Federação das Empresas de Hospedagem, Gastronomia, Entretenimento, Lazer e Similares do Paraná (Feturismo), filiada à Confederação Nacional de Turismo (CNTur), enviou ofícios ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e aos ministérios de Minas e Energia e Meio Ambiente e Mudança do Clima, relatando as dificuldades enfrentadas por esses setores, ainda reflexos da pandemia de covid-19.

 Aguayo enfatiza também o impacto positivo que o retorno do horário de verão teria por conta do calor.

SONORA

O horário de verão foi extinto em 2019, com base em estudos que questionaram sua efetividade na economia energética e seus impactos na saúde das pessoas. O Ministro de Minas e Energia do Brasil, Alexandre Silveira,  descartou a adoção do horário de verão em 2023, mas a decisão final cabe ao Palácio do Planalto, que considera a situação dos reservatórios e as mudanças no comportamento de consumo de energia.