Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Startups paranaenses contrariam pessimismo da economia mundial e atraem investimentos

Por Jornalismo. Publicado em 17/06/2020 às 09:55.

Apesar da crise causada pela pandemia da Covid-19, e contrariando o pessimismo da economia mundial, as startups estão atraindo investimentos e fazem sucesso com empresários que precisam reinventar seus negócios.

Foto: Glenn Carstens-Peters

 

 

Passamos por um período em que a gestão de empresas está sendo colocada em prova. Agora é o momento de ampliar os conhecimentos, de inovar, criar boas estratégias, usar a tecnologia a favor. Os negócios precisam se adaptar às necessidades, com baixo custo e pouco ou nenhum endividamento. E neste cenário que as startups estão ganhando ainda mais espaço.

Startup significa o ato de começar algo, normalmente relacionado com companhias e empresas que estão no início de suas atividades e que buscam explorar atividades inovadoras no mercado. Empresas desse tipo são jovens e buscam a inovação em qualquer área ou ramo de atividade, procurando desenvolver um modelo de negócio escalável e que seja reproduzível.

É o que acontece com a Celero, startup paranaense que oferece, por meio da tecnologia, um departamento financeiro online para Pequenas e Médias Empresas (PMEs) de todas as regiões do País. A plataforma automatiza toda a rotina financeira, transformando fotos ou imagens de documentos em relatórios financeiros e operações bancárias.

De acordo com João Tosin, CEO e Co-fundador da Startup, nos últimos três meses a empresa, mesmo em tempos de pandemia, bateu as metas de venda. Ele reforça que todos vão precisam passar por uma renovação, mas é algo que precisa ser planejado.

ÁUDIO

Uma das vantagens desse auxílio da startup, é a redução do uso do papel durante a gestão financeira.

ÁUDIO

Um das empresas que já utiliza esse sistema há um ano é a Rede ArcelorMittal de Joinville e Chapecó, em Santa Cataria. O gerente financeiro da rede, Raffael Bertine, conta que com o uso da plataforma tecnológica, a equipe consegue poupar tempo e agilizar os processos.

ÁUDIO

Para Mariana Foresti, uma das investidoras da Celero, o mercado vai ficar cada vez mais competitivo e quem souber passar essa fase, terá sucesso. Organizar os processos é fundamental para vencer a concorrência. Apesar deste momento de crise financeira, Mariana diz acreditar em uma retomada da economia de forma mais rápida para quem investir em tecnologias.

ÁUDIO

Repórter Grasiani Jacomini