Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Turismo ambiental no Paraná registra aumento de visitantes no 1º semestre

Por Jornalismo. Publicado em 12/08/2022 às 15:00.

Parques estaduais estão entre os destinos mais procurados por turistas no Paraná. Dois deles registraram alta no volume de visitantes no 1º semestre.

Por Marinna Prota

Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) voltado para a área de serviços mostra que o setor cresceu 37,9% no primeiro semestre de 2022 no comparativo com o mesmo período do ano passado. Em junho, o Paraná ficou à frente de tradicionais referências turísticas no período, como Bahia (25,7%), Pernambuco (9,9%) e Rio de Janeiro (7,6%).

A cidade de Foz do Iguaçu, na região Oeste, no primeiro semestre de 2022, registrou mais de 550 mil turistas no Parque Nacional do Iguaçu. 

Outra atração ambiental, o Parque Vila Velha, em Ponta Grossa, registrou o aumento de visitantes, que seguiu até o mês de julho, quando mais de 11 mil visitantes estiveram no local. Um número 40% maior do que os registrados para o mesmo período no ano de 2019, e 32% maior que em 2021. Para Leandro Ribas, gestor do espaço, esta alta também está relacionada ao tipo de turismo oferecido.

SONORA

Em um levantamento realizado pela administração do Parque Vila Velha, a empresa identificou que os visitantes vieram de todos os estados brasileiros e de mais de 16 países. Com o retorno da malha viária e das conexões aéreas, a expectativa da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, é de que o setor aumente ainda mais o seu potencial de oferta em 2022.