Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Visando o SUS, Tecpar fecha parceria para produção de medicamentos à base de cannabis

Por Comunicação. Publicado em 19/12/2022 às 11:31.

Intenção é oferecer alternativas ao mercado nacional com o princípio ativo, visando medicamentos com menor custo e de boa qualidade.

 Por Fernanda Nardo

Com o objetivo de atender o interesse público no uso de derivados canabinoides para o tratamento de diversas doenças, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) fechou acordos de cooperação técnica com as três empresas selecionadas pelo edital de chamamento público: AuraPharma, VerdeMed e PucMed. A parceria foi firmada na ultima sexta (16), e busca viabilizar transferência de tecnologia para a produção e comercialização de medicamentos e produtos à base de cannabis para fins medicinais. O objetivo é oferecer alternativas ao mercado nacional de novas terapias com o princípio ativo, com medicamentos com menor custo e de qualidade, como pontua o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado.

SONORA

Nesta área, o Tecpar possui protocolo de intenções com o Instituto de Regulação e Controle de Cannabis do Uruguai (IRCCA) para troca de experiências na área regulatória. E também com a Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, para pesquisa e desenvolvimento de produto medicinais. Além disso, o instituto promove ações para a realização do controle de qualidade do produto acabado, inicialmente para determinação do teor de Canabidiol (CBD) e Tetrahidrocanabinol (THC).