Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Zilda Arns será inscrita no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

Por Comunicação. Publicado em 23/05/2022 às 11:12.

A médica sanitarista foi fundadora da Pastoral da Criança, que conta com mais de 100 mil voluntários. Zilda Arns foi três vezes indicada ao Prêmio Nobel da Paz.

Informações com Fernanda Nardo

O Senado aprovou a inscrição do nome de Zilda Arns no ‘Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria’. A médica pediatra fundou a Pastoral da Criança, entidade social  ecumênica e suprapartidária, que tem mais de 100 mil voluntários em todo o país. Nos mais de 3 mil municípios em que atua, a mortalidade infantil caiu de 34 para 13 em cada grupo de mil crianças nascidas. Zilda era defensora de que o primeiro ano de vida é decisivo para o desenvolvimento infantil e orientava famílias para o controle das doenças mais comuns nas comunidades carentes, como desidratação e desnutrição. A homenageada é tia do senador Flávio Arns, do Podemos do Paraná.

SONORA

A Pastoral da Criança foi expandida para pelo menos 17 países na América Latina, África e na Ásia. A sanitarista morreu no terremoto do Haiti, em 2010, realizando trabalho social.  Zilda Arns também fundou a Pastoral do Idoso para levar acolhimento a mais de 130 mil pessoas vulneráveis no fim da vida, com a mesma metodologia.