Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Primeiro dia do Congresso foi marcado pela motivação, negócios e inovação

Por Comunicação. Publicado em 29/09/2017 às 00:00.

O primeiro dia do 24 Congresso Paranaense de Radiodifusão, promovido pela AERP – Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná e pelo SERT/PR. A abertura do Congresso contou com palestrantes de renome como o juiz paranaense Marlos Augusto Melek, um dos autores da Reforma Trabalhista, que apresentou as principais alterações na legislação e o impacto dessas mudanças no dia a dia dos empresários.

Na sequência, o medalhista Oscar Schmidt falou sobre motivação, com foco nos pilares: sonhos, treino, paixão, obstinação e vitória. Após a apresentação do “Mão Santa”, os representantes da ANATEL, Ministério das Comunicações, SET e ABERT debateram sobre os desafios da radiodifusão e tiraram as dúvidas dos congressistas.

Negócios

 Alexandre Lacava, especialista em vendas, abordou de forma simples e direta a tratativa do ser humano, o carinho e a atenção ao cliente para o sucesso no fechamento das vendas.

 Ainda falando de negócios, o painel com as entidades que representam as maiores economias do Paraná: Fiep, Fomento Paraná e Faciap apresentaram uma análise atual da economia e da geração de negócios no Paraná. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a visão dessas entidades sobre o atual cenário econômico e como o empresariado vem reagindo diante do momento de incertezas que vivemos.

 Inovação          

 Grandes nomes do rádio como Marcelo Braga (Grupo Mix), Marcelo Siqueira (Nativa), Rod Becker e Daniel Starck (tudoradio.com) apresentaram cases de sucesso sobre a modernização do conteúdo, programação e distribuição no ambiente analógico e digital.  As emissoras de rádio brasileiras precisam se aperceberam das novas tecnologias de comunicação e de seus impactos na mudança do perfil das diversas audiências. Hoje, novos ouvintes com características diferentes do perfil estão cada vez mais interessados em participar da produção do conteúdo e da própria mensagem, este novo ouvinte tende a se alinhar com produtos serviços e empresas que possibilitem estes recursos de interação. Este é o grande dilema do meio radiofônico brasileiro para se adaptar às necessidades de um mercado cada vez mais ágil e segmentado.

Engetec

Encerrando o primeiro dia de nosso Congresso, os palestrantes internacionais do painel EngeTec: Jay Tyler (Wheatstone), Oliver Baumann (Orban), John Lackness (Tieline), com a mediação de Elias Augustinho (Aerp), Roberto Lang (Aerp) e Markos Kozelinsky (Planeta do Rádio) apresentaram as últimas tendências em tecnologia para os radiodifusores.