Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Quem é o novo consumidor?

Por Comunicação. Publicado em 01/10/2015 às 00:00. Atualizado em 07/07/2018 às 17:57.

O perfil do consumidor brasileiro mudou muito nos últimos anos. Trata-se de um consumidor com mais acesso a informação, e portanto, com expectativas cada vez maiores em relação à qualidade de produtos, serviços e atendimento.

Para Renato Meirelles, presidente do instituto de pesquisa Data Popular, o ano de 2015 chegou com muitas adversidades. A classe C sabe bem transformar os obstáculos em oportunidades. “É melhor tentar entender esse público ao invés de catequizá-lo. Os resultados das pesquisas apontam que quem vê cara não enxerga o bolso”, destacou Meirelles.

De acordo com pesquisas do instituto Data Popular, o jovem da classe C é o mais novo formador de opinião do Brasil. Os dados concluíram, inclusive, que as mulheres são as protagonistas da nova classe média do país.

Ajustes

Hoje o consumidor está muito preocupado com o aumento dos preços, enfrentando mais dificuldade para pagar as contas e enxugando a lista de compras do supermercado.

Por outro lado, segundo Meirelles, o brasileiro está muito mais exigente e consciente dos seus direitos de consumidor. “Vejo um brasileiro que preza por serviços públicos e privados de melhor qualidade e está de olho na qualidade dos produtos que compra”, ressalta.

Ainda de acordo com Renato Meirelles, vamos viver um período de ajustes, tanto do governo quanto dos consumidores. “Como todo ajuste – quando bem executado – também pode trazer benefícios para o futuro do país”.

Pesquisa de Mercado

Renato Meirelles irá apresentar no 23º Congresso Paranaense de Radiodifusão os números de pesquisas do instituto Data Popular e revelar, também, mais sobre o novo público formador de opinião do Brasil. Na ocasião também serão discutidos assuntos como o cenário macroeconômico, os aspectos sociodemográficos e o comportamento da classe média brasileira.

Inscreva-se para o 23º Congresso Paranaense de Radiodifusão. Além das palestras sobre variados temas, os líderes e gestores presentes vão conferir painéis sobre o futuro da radiodifusão e participar de debates com os palestrantes.