Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

ÁGUA E ENERGIA – Foz do Iguaçu vai receber simpósio sobre gerenciamento de resíduos agropecuários e agroindustriais

Por Comunicação. Publicado em 01/02/2017 às 15:39. Atualizado em 18/07/2018 às 18:11.

Toneladas de resíduos são geradas todos os anos nas atividades da agroindústria e agropecuária. Além do impacto ambiental, o descarte inadequado deste material pode representar um imenso desperdício de matéria-prima. Os dejetos animais, por exemplo, podem ser transformados em biogás e biofertilizante. Já cinzas de cascas de arroz podem ser utilizadas na fabricação de tijolos.

Para discutir os avanços do conhecimento na área de gestão, tratamento e uso destes resíduos como fertilizante, entre os dias 9 e 11 de maio será realizado em Foz do Iguaçu (PR) a quinta edição do Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos Agropecuários e Agroindustriais (Sigera).

O evento é bianual e promovido pela Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (SBERA). O simpósio conta ainda com o apoio da Embrapa, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), do Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBiogás) e do CNPq.

e acordo com um dos membros da comissão organizadora, o pesquisador Julio Palhares, da Embrapa Pecuária Sudeste, o Sigera busca internalizar a cultura de manejo dos resíduos agropecuários e agroindustriais na ciência brasileira e internacional, além de sensibilizar a sociedade para a importância do tema. Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site sigera2017.sbera.org.br.