Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Veja como pesquisador da UFPR transformou bagaço do malte em whisky e vinagre

Por Comunicação. Publicado em 14/11/2023 às 11:02.

Pesquisador ressalta a necessidade de buscar alternativas mais sustentáveis para essa indústria.
Repórter Bruna Alvares, sob supervisão de Alice Lima. Uma parceria AERP e Agência Escola UFPR
O Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, segundo o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv). Só em 2022, foram mais de 15 bilhões de litros produzidos e o país tem mais de 1.700 cervejarias. De acordo com o pesquisador e doutor em Engenharia de Alimentos Rodrigo Geremias, a cada 100 litros de cerveja, são produzidos cerca de 30 quilos de bagaço de malte, que são descartados. Diante desse cenário, existe a necessidade de buscar alternativas mais sustentáveis para essa indústria. O malte é o responsável pela fermentação que resulta no álcool da bebida. Em sua forma bruta, não é próprio para o consumo humano, mas possui vários benefícios, como explica o pesquisador.
SONORA
Como resultado de sua pesquisa de doutorado no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Paraná, o professor Rodrigo fez alguns procedimentos que deram um fim mais sustentável para o bagaço da cevada. Assim, alguns dos produtos podem ser consumidos pelas pessoas.
SONORA
Existem vários fatores que podem contribuir para a indústria cervejeira ter mais foco na sustentabilidade, como os exemplos do pesquisador. E para isso, é preciso que as empresas se atentem para o descarte adequado desse resíduo da agroindústria.
Agência Escola UFPR – Um projeto da Universidade Federal do Paraná que conecta ciência e sociedade. Para apresentar aos públicos as pesquisas da UFPR, produz conteúdos em vários formatos, como matérias, reportagens, audiovisuais, eventos e muito mais.