Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

ÁGUA E ENERGIA – Sanepar fará levantamento da qualidade da água no Sudoeste do Paraná

Por Comunicação. Publicado em 08/03/2017 às 16:44. Atualizado em 18/07/2018 às 18:06.

Com a finalidade de manter a qualidade da água dos rios, que servem de fonte de abastecimento para cidades da região Sudoeste do Paraná, a Sanepar vai elaborar relatórios da situação das bacias de cada manancial. O trabalho, que será realizado em parceria com as prefeituras municipais, tem como objetivo evidenciar possíveis focos de poluição.

Assim que finalizados, estes documentos serão encaminhados aos órgãos competentes para que sejam tomadas medidas de proteção à fonte de abastecimento. Entre as principais causas de contaminação dos rios da região estão o manejo incorreto do solo e a insuficiência de mata ciliar.

De acordo com a diretora de Meio Ambiente da Sanepar, Marilúcia Cyrino Rodrigues, é necessário manter contato permanente com a comunidade usuária e residente no entorno das bacias.

“Não há nenhum efeito da nossa proposição se não for um trabalho conjunto. O [foco] principal é o morador, aquela pessoa que mora na beira do rio que tem uma propriedade ou desenvolve alguma atividade que pode trazer algum impacto negativo. Mas ele também é nosso parceiro, pois da mesma forma que ele desenvolve sua atividade econômica, ele também preserva o rio”.

Para se ter uma ideia da situação, a Estação de Tratamento de Água do município de Chopinzinho começou a tratar a água em março do ano passado. Na cidade, em menos de um ano, foram evidenciadas sete ocorrências de lançamentos irregulares de dejetos no Rio Chopinzinho. Devido à situação, foi criado grupo de trabalho, encabeçado pela Sanepar, Prefeitura e Emater, para coordenar as ações na bacia, orientando o planejamento e a execução de práticas mais adequadas.