Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

ÁGUA E ENERGIA – Em 30 anos, Itaipu foi responsável por quase 30% da restauração da Mata Atlântica no PR

Por Comunicação. Publicado em 14/03/2017 às 18:52. Atualizado em 18/07/2018 às 18:05.

Segundo dados do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, documento produzido pela Fundação SOS Mata Atlântica e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), entre 1985 e 2015 uma área de 220 mil hectares da Mata Atlântica foi regenerada nos 9 dos 17 estados que pertencem ao bioma.

O Paraná foi o estado que mais contribuiu para estes dados, com 75.612 hectares. Deste total, 28% (20.957 ha) corresponde às ações da Itaipu Binacional na margem brasileira do reservatório. Grande parte da contribuição se deu entre os anos de 1985 e 2000, com a formação da faixa de proteção do reservatório. Nesse período, a usina participou com 26% da regeneração do bioma.

Nessa região, uma das principais ações em andamento é o plantio de árvores para a recuperação da mata ciliar em torno de nascentes e curso dos rios. Também contribuiu para esse resultado a criação do Corredor Ecológico Santa Maria, uma faixa de mata de aproximadamente 12 quilômetros de extensão, ligando a faixa de proteção do reservatório ao Parque Nacional do Iguaçu, passando pela Reserva Particular do Patrimônio Natural da Fazenda Santa Maria, que dá nome ao corredor.

Apesar dos indicadores positivos apresentados pelo Atlas, o Paraná também foi o campeão de desmatamento da Mata Atlântica nesses 30 anos. Ao longo da história, a SOS Mata Atlântica foi responsável pelo plantio de 36 milhões de mudas de árvores nativas espalhadas pelo país, especialmente nas áreas de preservação permanente, no entorno de nascentes e margens de rios produtores de água. Atualmente,  cerca de 72% da população brasileira vive no bioma.