Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

ÁGUA E ENERGIA – Logística e transporte regional será tema de simpósio em Toledo

Por Comunicação. Publicado em 09/05/2017 às 19:18. Atualizado em 18/07/2018 às 17:58.

A maior parte da produção agrícola nacional é transportada por vias rodoviárias, o que acarreta em mais custos e impactos ao meio ambiente. Isso não é diferente no Oeste do Paraná, região que se destaca principalmente pelo cultivo de grãos. Para debater potencialidades, impactos e gargalos do transporte de carga e de passageiros, será realizado em Toledo (PR), nos dias 18 e 19 de maio, o 1º Simpósio de Transporte e Logística para o Desenvolvimento Regional (Simtralog).

No campus da da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o evento deve reunir  especialistas, técnicos, produtores rurais, acadêmicos e a comunidade em geral. A organização está por conta da Câmara Técnica de Infraestrutura e Logística do Programa do Programa Oeste em Desenvolvimento.

Na programação estão previstas diversas atividades, como visitas técnicas, palestras, minicursos e mesas redondas. Segundo o professor Weimar Rocha Jr. da Unioeste Campus Toledo e organizador do evento, os temas têm influência direta na questão ambiental e nos preços repassados ao consumidor final:

“A maioria dos ganhos que temos dentro da porteira em eficiência é perdida na hora da produção é levada para outros destinos. Portos, armazéns e uma série de restrições que temos hoje no Brasil (estradas mal conservadas, armazéns insuficientes para as produções), que fazem com que o custo logístico fique muito elevado.”

Os quatro minicursos disponíveis aos participantes durante o Simpósio são: “Uso de ferramentas de Geoprocessamento”, “Estação Total – Levantamento e processamento de dados”, “Porto secos de fronteira, controle aduaneiro e poder de tributar do Estado” e “Projeto, execução e recuperação de estradas rurais”.