Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

ÁGUA E ENERGIA – Plantio de árvores e soltura de alevinos marcam lançamento do Encontros e Caminhos 2017

Por Comunicação. Publicado em 11/09/2017 às 16:53. Atualizado em 18/07/2018 às 17:40.

A comunidade remanescente quilombola Apepu, localizada na “tríplice fronteira” entre Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e São Miguel do Iguaçu, foi palco, nesta terça-feira (5), do lançamento oficial da edição 2017 do Projeto Encontros e Caminhos, do Programa Cultivando Água Boa de Itaipu.

Representantes da Itaipu Binacional, autoridades municipais, estudantes e pessoas da comunidade participaram da solenidade. Coube a os pequenos integrantes da Força Verde Mirim e os escoteiros do Grupo Alfa Ômega, de Santa Terezinha de Itaipu, a missão de plantar 60 árvores no local e realizar a soltura de dois mil alevinos. Maria Eduarda Ferreira Pannata, de 11 anos, já sabe o que vai contar para a família assim que chegar em casa:

“Eu vou falar que foi muito legal, que me diverti bastante e que quando eu fui plantar a árvore conheci novos amigos. É bem legal porque convivemos mais com a natureza e ajudamos a preservá-la”.

Durante o evento, o assistente da Diretoria de Coordenação da Itaipu, Gilmar Secco, destacou a importância das ações previstas para serem realizadas até novembro em toda a região e comentou sobre a continuidade do projeto:

“Estamos abrindo um leque de iniciativas onde cada município pode usar a sua criatividade e seu protagonismo para propor a sua agenda. A partir de agora o Encontros e Caminhos vai ser uma ação continuada da Diretoria de Coordenação, ou seja, já está numa política pública da Itaipu e dentro da missão de Itaipu (principalmente na Diretoria de Coordenação)”.

Durante estes três meses, o Encontros e Caminhos promoverá expedições ao interior dos municípios; oficinas de cultura e educação ambiental; rodas de viola e de memórias; mutirões para limpezas de rios; incentivo à criação de hortas comunitárias; peças teatrais e grafitagem. Neste período, devem ser plantadas mais de 1.200 árvores na região.

A Bacia do Paraná 3 compreende uma área de cerca de 8 mil km2 de afluentes que lançam suas águas diretamente no Rio Paraná, onde está situado o Lago de Itaipu, na confluência com o Rio Iguaçu. No seu entorno estão localizados 29 municípios que somam cerca de 1 milhão de habitantes.