Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

ÁGUA E ENERGIA – Sul do Brasil terá rede de energias renováveis

Por Comunicação. Publicado em 21/03/2017 às 16:50. Atualizado em 18/07/2018 às 18:04.

Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul se juntaram para criar uma importante rede de energias renováveis com foco no fortalecimento, troca de informações e expansão do setor. O anúncio foi feito durante o Seminário sobre Energias Renováveis no Rural/Sul, promovido em Curitiba (PR) com a participação de mais de cem pessoas.

A parceria vai contar com a participação de integrantes estratégicos do segmento, como cooperativas, agricultores, federações de agricultores, universidades, institutos de pesquisa, além de outras instituições públicas e privadas. Os trabalhos da nova rede serão liderados pela Itaipu Binacional, Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e secretarias estaduais relacionadas ao tema.

O intercâmbio de conhecimentos e práticas relacionadas ao biogás e ao biometano deve ser um dos principais enfoques da iniciativa. A ideia é que o modelo possa ser ampliado futuramente.

“Essa rede vai poder levar para diferentes atores do meio rural do Sul do Brasil os conhecimentos e as informações, que Itaipu, CIH (Centro Internacional de Hidroinformática), Cibiogás (Centro Internacional de Energias Renováveis) e outras instituições, tem acumuladas e que fazem com que essas cadeias de produção animal se organizem e passem a aproveitar os dejetos na geração de energia.”

Outra alternativa para o setor rural são os projetos em energia fotovoltaica, que poderão auxiliar os produtores especialmente no crescimento das cadeias de proteína animal.