Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Comissão analisa possibilidade de reajuste para servidores do PR

Por Redação. Publicado em 30/04/2019 às 09:48.

Depois da pressão que os servidores públicos fizeram em Curitiba ontem o governo do estado aceitou negociar e pode até conceder um reajuste salarial para a categoria. Ainda não está certo, mas foi este otimismo que o vice-governador Darci Piana repassou às categorias. Ele disse também que o governo deve parcelar o reajuste salarial, mas isso dependeria da aprovação da Reforma da Previdência, em Brasília, o que pode melhorar o fluxo das finanças no estado.  A comissão formada para negociar com professores e outras categorias já se reúne hoje. Confira com Deividi Lira como foi o dia de protestos na capital.

Crédito foto: AE de Notícias

De acordo com o Fórum das Entidades Sindicais, cerca de 10 mil servidores participaram da manifestação em Curitiba nesta segunda-feira. A Polícia Militar disse que foram 7 mil. Ele realizaram um passeata da Praça Santos Andrade na região central da cidade até o Centro Cívico, onde ficam o Palácio Iguaçu, sede do governo paranaense e a Assembleia Legislativa. A PM reforçou a segurança no entorno dos prédios públicos desde as primeiras horas da manhã e algumas ruas que dão acesso ao Centro Cívico foram interditadas.

Além de pedir a recomposição de 17% nos salários com base na inflação acumulada, o ato também lembrou da manifestação de servidores em 2015, quando segundo o Fórum das Entidades Sindicais, 400 pessoas ficaram feridas após uma ação da PM contra funcionários públicos que protestavam contra a retirada de oito bilhões de reais do fundo previdenciário para pagar outras contas do estado.

Nesta segunda-feira a manifestação foi pacífica.

Por volta das onze e meia da manhã, o vice-governador do Paraná, Darcy Piana, recebeu representantes dos sindicatos no Palácio Iguaçu. O governador Carlos Massa Ratinho Junior estava cumprindo agenda em Brasília.

O vice-governador garantiu às lideranças sindicais que a administração vai estudar o reajuste solicitado pelos servidores.
Para isso, o governo do estado, deputados e representantes dos sindicatos, decidiram criar uma comissão permanente para tratar da reposição salarial e demandas futuras dos trabalhadores.// Cinco membros do Fórum das Entidades Sindicais foram convidados para integrar o grupo de trabalho, que também terá técnicos das secretarias da Fazenda e da Administração, representantes da governadoria e deputados estaduais. Um deles será o professor Lemos, líder do PT na Assembleia Legislativa. O parlamentar avaliou a reunião como positiva.

A proposta inicial é de repassar aos servidores a inflação do último ano que é 4,8%. Mas, eles pedem mais. Reivindicam a inflação acumulada dos últimos três anos, o que equivale a 17% a partir da data-base, que é nesta quarta-feira, dia primeiro de maio.

O líder do governo no Legislativo Paranaense, deputado Hussein Bakri do PSD, disse que o reajuste ao funcionalismo público estadual em 2019 será marcado por muito diálogo.

Por enquanto, cerca de 20 sindicatos decidiram não marcar assembleias para o mês de maio. A intenção é aguardar o resultado dos trabalhos da comissão permanente. Otimista, o deputado Professor Lemos do PT, explicou que o governador poderá conceder o reajuste aos funcionários já no pagamento de maio, enquanto o plenário da Assembleia Legislativa vota o projeto do mesmo.

Repórter Deividi Lira.