Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Deputados debatem a reabertura da Estrada do Colono

Por Jornalismo. Publicado em 06/08/2019 às 19:30.

Deputados que integram a Frente Parlamentar da reabertura da Estrada do Colono se reuniram nesta terça-feira para os últimos ajustes do cronograma. Na próxima semana serão realizadas audiências públicas nos municípios que estão no entorno do Parque do Iguaçu. O Deividi Lira tem os detalhes.

 

 

 

 

 

A reabertura da Estrada do Colono foi um dos primeiros assuntos no retorno dos trabalhos na Assembleia Legislativa do Paraná. O trecho de 17 quilômetros que corta o Parque Nacional do Iguaçu ligando os municípios de Capanema e Serranópolis do Iguaçu, na região Sudoeste do estado, foi debatido pelos deputados da Frente Parlamentar nesta terça-feira. Os parlamentares definiram duas audiências que serão realizadas nas cidades de Capanema e Medianeira, na próxima semana, como conta o líder do bloco, deputado Nelson Luerse.

A rodovia PR-495 pertence ao Governo do Paraná. A Estrada do Colono é uma antiga ligação entre as regiões Oeste e Sudoeste do estado. O trecho é um antigo caminho utilizado por colonos que vinham do Rio Grande do Sul em direção às regiões mais ao norte do país e foi transformado em estrada no ano de 1950. A via está fechada por decisão da Justiça desde 1986.

De acordo com o deputado Nelson Luerse, a reabertura da estrada será feita com baixo impacto ambiental.

A volta da circulação de veículos na Estrada do Colono conta com a assinatura de 24 deputados estaduais.
Nesta terça-feira eles também discutiram a possibilidade da ida dos membros da frente à Brasília para pedir apoio a dois projetos de lei de autoria dos deputados federais Assis do Couto (PDT) e Vermelho (PSD) que tratam da reabertura da via. Os projetos estão tramitando no Congresso Nacional. O deputado Nelson Luerse afirma que os chefes do Executivo Estadual e Federal sinalizaram apoio à reabertura da Estrada do Colono.

Repórter Deividi Lira