Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Porto de Paranaguá conta com megaoperação policial para coibir o tráfico de drogas

Por Jornalismo. Publicado em 14/07/2019 às 19:21.

Uma operação conjunta da Polícia Militar, Polícia Federal e a Administração dos Portos do Paraná quer coibir o tráfico de drogas pelo Porto de Paranaguá, no Litoral do Estado. Desde o início do ano, mais de oito toneladas de cocaína já foram apreendidas no terminal de cargas.

 

Foto: AEN/PR

 

 

Uma equipe formada por homens da Guarda Portuária, policiais militares e federais, com o apoio de cães farejadores, vistoriou 109 automóveis novos que saíram do Porto de Paranaguá com destino à África. O chefe da Unidade Administrativa de Segurança Portuária, major César Kamakawa, afirma que a megaoperação é justamente uma resposta ao aumento de apreensões de drogas no Porto.

No primeiro semestre deste ano, a quantia de drogas apreendida no Porto de Paranaguá chegou a quase o dobro das apreensões realizadas em 2018, quando 4 mil e 800 toneladas de cocaína foram apreendidas.

A apreensão mais recente aconteceu na madrugada da última quinta-feira, quando 662 quilos da droga foram localizados em um contêiner que transportava madeiras e tinha como destino o porto de Antuérpia, na Bélgica.

Para o agente da Polícia Federal Alessandro Vivoni, coordenador da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Cesportos), os Portos do Paraná são estratégicos em vários sentidos para o comércio exterior, inclusive para o tráfico internacional de drogas. Vivoni garante que a ação policial no Porto de Paranaguá será permanente.

A Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis é integrada pelo Departamento de Polícia Federal, Capitania dos Portos, Receita Federal, Administrações Portuárias e Governo do Estado. A comissão é responsável em elaborar e aplicar o Plano de Segurança Portuária, que é submetido à Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis com sede em Brasília.

Repórter Deividi Lira