Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Tribunal de Contas pede apoio do Ministério Público para cobrar mais agilidade das câmaras municipais no julgamento das contas dos prefeitos

Por Jornalismo. Publicado em 02/08/2019 às 08:30.

O Tribunal de Contas do Paraná pediu apoio do Ministério Público em um programa de trabalho para agilizar o trâmite do julgamento das prestações de contas dos prefeitos por parte das câmaras municipais. O objetivo é estabelecer mecanismos para que os vereadores julguem com maior velocidade os pareceres técnicos emitidos pelo Tribunal em relação às contas municipais.

Foto: Reprodução/TCE-PR

 

 

 

Um levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Paraná apontou que, 1.058 contas anuais de prefeitos ainda não foram julgadas pelas câmaras municipais, a partir dos pareceres prévios emitidos pelo órgão. O período analisado é de 2007 a 2017. Atualmente, 85 câmaras estão em dia com esse procedimento legislativo. Em compensação, existem 17 que não informaram nenhum julgamento até agora. Por isso, o Tribunal pediu apoio do Ministério Público. Juntos vão cobrar mais agilidade no julgamento das contas municipais. O coordenador geral de fiscalização do TCE, Rafael Ayres, informa qual será a primeira medida dos órgãos.

Embora não possa exigir formalmente agilidade no julgamento das contas dos prefeitos, o Tribunal de Contas vem alertando os vereadores sobre a necessidade de que os pareceres prévios emitidos pelo órgão sejam analisados pelas câmaras com mais rapidez.

A legislação prevê que o TCE emita um Parecer Prévio, que é um documento elaborado com base em critérios técnicos que recomenda ao Poder Legislativo a aprovação, aprovação com ressalvas ou desaprovação das contas do prefeito.

Cabe à Câmara julgar esse parecer e, para contrariar a recomendação do Tribunal de Contas, são necessários dois terços dos votos dos vereadores.

O coordenador geral de fiscalização do TCE, Rafael Ayres elenca quais motivos geram esse atraso no julgamento das contas por parte dos legislativos municipais. Um deles é uma manobra política, observada principalmente nas cidades do interior do Paraná.

Nos últimos dez anos, o Tribunal de Contas apreciou 3.548 contas de prefeitos paranaenses, emitindo pareceres que foram enviados aos legislativos municipais. Deste total, 70% foram julgados. No período, 2.490 contas julgadas foram consideradas irregulares.

Repórter Deividi Lira