Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Votação da reforma administrativa de Ratinho Jr avança na Alep

Por Redação. Publicado em 17/04/2019 às 08:41.

A primeira etapa da reforma administrativa proposta pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior foi aprovada em 1° turno pela Assembleia Legislativa do Paraná nesta terça-feira. Hoje o projeto de lei já seguiria para o segundo turno, mas a oposição afirmou que alguns deputados vão pedir vistas, porque o texto da reforma ainda não está adequado. Deividi Lira tem detalhes.

O projeto da reforma administrativa foi aprovado em caráter de urgência por 44 votos contra cinco.

Encerrada a sessão ordinária desta terça-feira, o presidente interino da Assembleia Legislativa, deputado Tercílio Turini do PPS convocou os deputados para uma sessão extraordinária. Neste momento os parlamentares apresentaram emendas ao projeto do Executivo Estadual. Ao todo foram 19 emendas apresentadas na Casa.

A reforma administrativa é tida pelo governo do Paraná como o principal projeto para enxugar a máquina pública. Pela proposta o número de secretarias vai cair de 28 para 15 e vai reduz em 313 o número de cargos na administração direta. Mesmo depois de tantas dúvidas e polêmica entre os deputados sobre a real economia com a reforma, o líder do governo paranaense, deputado Hussein Bakri, voltou a defender que a economia anual será de R$10 milhões.

O texto da reforma administrativa já foi pra Assembleia Legislativa, já retornou para o Palácio Iguaçu para ser reformulado e agora passou pela primeira votação na Assembleia, mas alguns deputados insistem que o projeto de lei ainda não está claro. Um dos votos contrários à reforma foi do líder da oposição, deputado Tadeu Veneri do PT. Segundo o parlamentar, o texto da reforma administrativa não apresenta transparência.

Nesta quarta-feira a Comissão de Constituição e Justiça analisa as emendas ao projeto em sessão extraordinária e ele poderá ser colocado no plenário para a segunda votação ainda hoje, mas o líder da oposição, deputado Tadeu Veneri acredita que alguns deputados vão pedir vistas.

Repórter Deividi Lira