Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Produção de jeans de seda une sustentabilidade e inovação

Por Comunicação. Publicado em 15/09/2021 às 12:48.

Empresa maringaense aposta na diversificação de produtos de seda, aliando sustentabilidade, responsabilidade social e criatividade.

Por Fernanda Nardo

O Casulo Feliz é uma empresa maringaense fundada em 1988 com a ideia de reciclar e reaproveitar os casulos de bicho-da-seda com defeito para a confecção de fios e tecidos artesanais. Atualmente, a empresa está iniciando a adoção do jeans de seda em seus produtos, um tecido que promove conforto, projetado para durar, que é o oposto do conceito da maior parte da indústria da moda atualmente, como explica o proprietário da empresa, Gustavo Augusto Serpa Rocha.

SONORA 

Rocha destaca que a empresa tem um viés sustentável, desde o uso de casulos que seriam descartados na natureza por apresentarem pequenos defeitos até o tingimento dos tecidos, que é feito de forma natural a partir do extrato de plantas. 

SONORA 

Além de utilizar o rejeito da indústria, a empresa foi instalada numa das regiões mais carentes de Maringá. A partir disso, o proprietário capacitou pessoas que trabalhavam catando material reciclado ou com trabalhos domésticos. O objetivo é unir sustentabilidade e responsabilidade social. 

SONORA 

Segundo o proprietário, um dos desafios é mostrar para as empresas têxteis paranaenses que elas devem investir no produto de alta qualidade, como o jeans de seda, produzido em pequena quantidade, mas com alto valor agregado e durabilidade.