Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

20% do efetivo da GM de Londrina está sem porte de arma por falta de reciclagem

Por Redação. Publicado em 19/12/2023 às 18:56.

Curso obrigatório não concluído impede que 66 agentes estejam armados; motivos vão desde questões médicas até falta de atendimento a convocações.

Por Marinna Prota

A Guarda Municipal de Londrina, no norte do Paraná, tem hoje 20% de seu efetivo sem a permissão para portar armas. Segundo um ofício enviado pela Secretaria Municipal de Defesa Social à Câmara de vereadores da cidade, dos 356 guardas municipais, 66 estão proibidos de trabalhar armados devido à não conclusão do curso de reciclagem obrigatório. Os motivos para a não realização da reciclagem variam, incluindo questões médicas, psicológicas, licença não remunerada e o não atendimento às convocações.

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, explica que a ausência de arma não significa que esses profissionais estão impedidos de realizar suas funções.

SONORA

Os agentes têm permissão para realizar o patrulhamento utilizando outros equipamentos de segurança, como pistola de choque, spray de pimenta ou cassetete. A Guarda Municipal de Londrina, estabelecida em 2010, é autorizada a utilizar armas desde 2015.