Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná quer diversificar matriz energética e aposta no hidrogênio verde

Por Comunicação. Publicado em 01/02/2023 às 14:14.

Secretário de Planejamento, Guto Silva,  pontua que hidrogênio estará no plano estratégico de grandes projetos estruturais do Estado.

Por Fernanda Nardo

O Governo do Paraná pretende diversificar a matriz energética no Estado. A ideia é modernizar e inovar a produção sustentável de energia, com foco na descarbonização, processo que visa reduzir a emissão de carbono à atmosfera. No centro está o hidrogênio verde, produzido a partir da eletrólise da água, com baixa  ou nula intensidade de carbono, utilizando preferencialmente energias renováveis ou de baixa emissão de gases de efeito estufa para a sua produção, também chamado de renovável. Segundo o Secretário de Planejamento, Guto Silva, o hidrogênio estará no plano estratégico de grandes projetos estruturais do Paraná.

SONORA

A Secretaria de Planejamento promoveu um encontro no começo do ano para discutir sobre o tema. Na ocasião, participaram representantes da Copel, Sanepar, Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e Invest Paraná. Eles compartilharam conhecimento e experiências de pesquisa nesta área.