Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

971 crianças desaparecidas foram encontradas no Estado

Por Comunicação. Publicado em 23/05/2023 às 11:26.

Os dados são últimos cinco anos e revelam atuação de grupo especial da Polícia Civil na resolução de casos de desaparecimentos infantil notificados; no Paraná 17 pessoas são dadas como desaparecidas por dia, em todas as faixas etárias.

Por Fernanda Nardo

No Paraná, conforme a polícia civil, entre 2018 e 2022, o Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride) resolveu todos os casos de desaparecimentos de crianças notificados no período. Criada em 1995 pelo Governo do Estado, o Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride) da Polícia Civil, é a primeira e única estrutura do Brasil dedicada exclusivamente ao desaparecimento de crianças e adolescentes. Nos últimos cinco anos, o serviço recebeu notificações sobre 971 crianças desaparecidas, sendo 515 meninos e 456 meninas, chegando a um desfecho definitivo em todos os casos, como explica delegada-chefe do serviço, Patrícia Paz.

SONORA

Um fator fundamental para evitar o desaparecimento de crianças é a prevenção. Para isso, o Sicride promove palestras e a distribuição de materiais informativos alertando que, ao menor sinal de suspeita, a PCPR seja notificada. Há uma crença popular de que existiria a necessidade de aguardar 24 horas para a notificação, mas isso não é verdade, alerta a delegada.

SONORA

Dados do Mapa dos Desaparecidos no Brasil publicados nesta segunda-feira (22) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) apontam que as crianças de 0 a 11 anos representam 3,1% dos mais de 200 mil registros de desaparecimentos que ocorreram no País entre 2019 e 2021. Deste total, cerca de 112 mil pessoas foram localizadas até o momento. A faixa etária que mais concentra pessoas desaparecidas é a de adolescentes de 12 a 17 anos. São 183 desaparecimentos diários em todas as faixas. Só no Paraná, 17 pessoas são dadas como desaparecidas por dia. Isso equivale a cada hora e 23 minutos, uma pessoa é registrada como desaparecida no Estado.