Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

A luta pelos direitos das mulheres e as reivindicações por um mundo mais sustentável

Por Comunicação. Publicado em 08/03/2022 às 13:27. Atualizado em 31/03/2022 às 09:38.

O tema da ONU deste ano para o Dia da Mulher mostra que a luta pela igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres também está ligada com a defesa do meio ambiente e sua preservação.

Por Fernanda Nardo

O avanço da igualdade de gênero no contexto da crise climática e a redução do risco de desastres são um dos maiores desafios globais do século XXI, aponta a ONU Mulheres. Por isso, o tema do Dia Internacional da Mulher deste ano, marcado no dia 8 de março, é “Igualdade de gênero hoje para um amanhã sustentável”. Segundo a ONU, as questões climáticas continuarão a ter impactos duradouros no meio ambiente, no desenvolvimento econômico e social.  Com isso, os mais vulneráveis e marginalizados sofrem os impactos mais profundos, e as mulheres estão entre este público. Ao mesmo tempo, segundo a organização, mulheres estão envolvidas em iniciativas de sustentabilidade em todo o mundo, e sua participação e liderança resultam em ações climáticas mais eficazes. Para a Professora da Pós-Graduação em Educação, Sonia Fátima Schwendler, é preciso entender que as forças que oprimem e exploram a natureza são as mesmas que oprimem e exploram as mulheres, e que a luta pela igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres está ligada com  a defesa do meio ambiente e sua preservação.

SONORA

Defender a natureza e o desenvolvimento de uma vida sustentável é uma das causas defendidas por mulheres, mas vai além disso, é uma forma que elas estão encontrando para não apenas melhorar as condições de vida de sua família e da sua comunidade mas, também, mostrar sua capacidade, força e  coragem para obter liderança e conquistas em sociedades opressoras, discriminadoras e violentas, como destaca a engenheira agrônoma do Assentamento Maria Lara, em Centenário do Sul, Ceres Luisa Antunes Hadich.

SONORA