Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Por que mentimos?

Por Comunicação. Publicado em 01/04/2024 às 14:31.

1º de abril é conhecido como o Dia da Mentira, mas além das brincadeiras e trotes, esse comportamento pode indicar transtornos de personalidade.

Por Fernanda Nardo

O dia 1º de abril é conhecido mundialmente como o Dia da Mentira, uma tradição em que as pessoas compartilham brincadeiras e histórias falsas para enganar amigos e familiares. Apesar das “mentiras” e trotes tradicionais, a data também chama a atenção para um comportamento muito comum do ser humano, que pode indicar, inclusive, transtornos de personalidade e distúrbios. A psicanalista, Giseli Cipriano Rodacoski , destaca que existem três tipos de mentira, as sociais, perversas e narcísicas. Ela explica sobre as mentiras sociais.

SONORA

Segundo a psicanalista, a mentira perversa pode ser usada para controlar ou manipular o outro.

SONORA

O poeta Mario Quintana disse certa vez que “A mentira é uma verdade que se esqueceu de acontecer”. E isso tem muito haver com a mentira narcísica, no qual a pessoa mente para criar uma realidade onde ela se sinta melhor ou até mais admirado, como destaca a especialista.

SONORA

Mas a dúvida que fica, é como lidar diante de uma mentira? A psicanalista dá algumas orientações.

SONORA

Quando a mentira vem de uma criança, pode até indicar uma capacidade criativa, já que ela fala muitas vezes o que imagina. No entanto, conforme Gisele, sempre é preciso entender as causas que levam a esse comportamento.