Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Acolhimento para pessoas diagnosticadas com HIV/Aids

Por Comunicação. Publicado em 08/06/2022 às 11:20.

O grupo promove forma gratuita rodas de conversa e acolhimento para pessoas com HIV, além  do apoio e debate sobre a importância da adesão ao tratamento com antirretrovirais e sua manutenção.

Por Fernanda Nardo

A RNP+C, a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV, de Curitiba e Região Metropolitana, tem o objetivo de levar informação sobre a prevenção do HIV/Aids e outras DSTs e também conscientizar as pessoas que vivem com HIV sobre a importância do tratamento. Fundada em 2004 por pessoas que vivem com HIV, o grupo faz um trabalho voluntário. A rede presta um trabalho de apoio e acolhimento das pessoas recém-diagnosticadas com HIV e o debate sobre a importância da adesão ao tratamento com antirretrovirais e sua manutenção, como explica a coordenadora da Rede Nacional em Curitiba, Maria do Socorro de Lisboa. Ela explica que o projeto visa melhorar a autoestima das pessoas para que sigam o tratamento e cheguem ao estágio de carga viral indetectável.

SONORA

Atualmente, a RNP também promove rodas de conversa com foco no apoio psicológico e troca de experiências, abordando assuntos diversos como sexualidade, preconceito, além de temas que fazem parte da vida do dia a dia, como relacionamentos, vida, luto, entre outros. Dessa maneira, segundo Socorro, a pessoa se fortalece para lidar com o preconceito, abrindo um novo olhar sobre o mundo e sobre elas mesmas.

SONORA

De acordo com a coordenadora da rede, a instituição também mantém um trabalho de prevenção levando informações para outros espaços.

SONORA

Para que levar informação sobre saúde, cidadania e direitos humanos para um maior número de pessoas surgiu o Projeto Viveração, um podcast da RNP, financiado pelo Fundo Positivo.  Segundo a Socorro, a intenção é levar informações e também promover sobre assuntos que continuam sendo tabu em nossa sociedade, como HIV e sexualidade. O podcast pode ser acessado pelo spotify, é só procurar por Viveração Podcast. Já as rodas de conversa acontecem às quintas-feiras às 16h e às 19h. A RNP fica na Rua Cruz Machado, 353, no Centro de Curitiba. Mais informações pelo telefone: 41 9662-9546.