Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

ÁGUA E ENERGIA – Cadastro Ambiental Rural

Por Comunicação. Publicado em 18/01/2018 às 19:57. Atualizado em 18/07/2018 às 17:25.

No dia 29 de dezembro, o presidente Michel Temer assinou um decreto que prorroga mais uma vez o prazo para inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Com isso, os produtores terão mais seis meses, até o dia 31 de maio de 2018, para regularizar a situação.

Segundo dados do Serviço Florestal Brasileiro, do Ministério do Meio Ambiente, até 31 de dezembro de 2017 um total de 4,7 milhões de imóveis rurais brasileiros foram incluídos no cadastro obrigatório, totalizando mais de 430 milhões de hectares. No Paraná, foram 416 mil imóveis, número acima de 100% da área passível de cadastro conforme o Censo Agropecuário de 2006 do IBGE.

Apesar do percentual, alguns pequenos produtores ainda não aderiram ao cadastro. O presidente do Instituto Ambiental do Paraná, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, explica o possível motivo dessa diferença: “O que acontece, que pode estar havendo essa pequena diferença, é que existe sobreposição de cadastro. A pessoa lançou um cadastro no sistema (porque estava vencendo o prazo) e isso ficou com sobreposição em cima de outras áreas. Para isso, também o prazo para que as pessoas possam estar regularizando essa situação. E talvez esteja essa diferença nos números.”

A adesão ao CAR é uma obrigatoriedade prevista no novo Código Florestal, vigente desde 2013 e que tem por objetivo criar uma base de dados para orientar as políticas ambientais. O proprietário rural ou o posseiro que não lançar as informações no CAR terá bloqueado o acesso ao crédito agrícola, independente da modalidade (custeio, investimento e comercialização).