Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

ÁGUA E ENERGIA – Agro Energia: Oeste do Paraná impulsiona uma nova economia sustentável

Por Comunicação. Publicado em 22/05/2017 às 18:46. Atualizado em 18/07/2018 às 17:56.

O Banco do Brasil, a Itaipu Binacional e o Centro Internacional de Energias Renováveis- Biogás (CIBiogás), entre outros parceiros, lançaram nesta quinta-feira (18), no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), o Programa Agro Energia.

A iniciativa tem como objetivo apoiar a produção de energia limpa e renovável em atividades do agronegócio, possibilitando a redução dos custos na produção e, consequentemente, melhorando a competitividade do setor. A estimativa do Banco do Brasil é investir na região Oeste do Paraná até R$ 1 bilhão nos próximos anos por meio de linhas de financiamento voltadas à produção de energia a partir da biomassa.

As linhas de crédito serão usadas para a instalação de biodigestores, compra dos geradores e integração da propriedade agrícola à rede elétrica. Os juros subsidiados variam de 2,5% a 8,5% ao ano, dependendo do tamanho da propriedade. Estima-se que o retorno do investimento aconteça em no máximo cinco anos.

O diretor de Agronegócios do Banco do Brasil, Marco Túlio Moraes da Costa, explicou como irá funcionar o programa e ressaltou o trabalho que já é desenvolvido no Paraná:

“No caso aqui, estamos fazendo um investimento e disponibilizando recursos na ordem de até R$ 1 bilhão. Aqui no Paraná encontramos um trabalho muito organizado nesse sentido, diferente de outros estados que ainda não estão nesse nível de organização que encontramos aqui”.

Segundo um levantamento feito pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), o agronegócio responde por 46% das exportações do Brasil e por 25% do Produto Interno Bruto (PIB) do País. No Sul do Brasil, o setor é responsável por 70% das exportações e 35% das riquezas. O agronegócio é um dos maiores demandantes de energia elétrica para o seu funcionamento.