Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

ÁGUA E ENERGIA – Educação Ambiental: em Foz do Iguaçu mais de 500 professores serão capacitados até novembro

Por Comunicação. Publicado em 31/10/2017 às 15:45. Atualizado em 18/07/2018 às 17:32.

A educação infantil pode ter um papel importante no processo de aprendizado e conscientização quanto à gestão dos resíduos sólidos. Em Foz do Iguaçu (PR), o tema vem sendo trabalhado com diretores, coordenadores pedagógicos e professores da rede municipal de ensino. Até novembro, mais de 500 pessoas devem participar da ação que faz parte do Programa Encontros e Caminhos, promovido pela Itaipu Binacional e Conselho dos Municípios Lindeiros.

Os encontros presenciais têm 8 horas de duração, divididas entre atividades práticas – como as visitas técnicas ao aterro sanitário municipal e a um centro de triagem de materiais recicláveis – e teóricas, como a abordagem sobre a legislação que rege a necessidade da gestão dos resíduos em prédios públicos, como é o caso dos próprios Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

Depois dos encontros, os participantes podem ainda acessar outras atividades em um ambiente virtual de aprendizagem. A alimentação saudável e a destinação correta dos resíduos estão entre os temas abordados durante os encontros, conforme explica Rosani Borba, professora e educadora ambiental da Prefeitura de Foz do Iguaçu:

“São atividades que eles podem replicar com as crianças e os pais também. Trabalhamos uma atividade que chama ‘O açúcar escondido nos alimentos’.Então eles estudam os rótulos e aí falam ‘olha, numa lata de refrigerante tem tantas colheres de açúcar’, aí botam a quantidade de açúcar num saquinho e conseguimos visualizar isso. Uma outra atividade é o ‘Mandando bem’, em que eles pensam os tipos de resíduos que são gerados nos vários espaços do CMEI e trabalhamos com eles qual é o destino correto: se vai para reciclagem, se vai para o aterro sanitário, se vai para logística reversa…”

Durante a programação do Encontros e Caminhos, até o final de novembro os 29 municípios da Bacia do Paraná 3 realizarão vários eventos de cunho educativo, cultural e socioambiental.