Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Anuário da Segurança Pública mostra crescimento de crimes no Paraná

Por Redação. Publicado em 28/07/2023 às 13:21.

Cidades da região metropolitana de Curitiba estão entre as mais violentas do Brasil

Por Marinna Prota

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, as cidades de Paranaguá, Almirante Tamandaré e Campo Largo estão entre as 50 mais violentas do Brasil. Além disso, o relatório aponta um crescimento nos índices de estelionato, golpes eletrônicos e violência contra a mulher na região.

Segundo o sociólogo, doutor em Ciências Sociais e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Cezar Bueno de Lima, a região de Paranaguá possui grande circulação de mercadorias e pessoas devido ao seu porto, o que contribui para este tipo de cenário.

SONORA

A classificação das cidades mais violentas é baseada na taxa de mortes intencionais registradas em 2022, considerando aquelas com mais de 100 mil habitantes. Para o professor, Almirante Tamandaré e Campo Largo, enfrentam desafios típicos das periferias das grandes cidades.

SONORA

O Paraná também registrou um aumento de quase 16% nos crimes de estelionato em apenas um ano. Os golpes eletrônicos dispararam em cerca de 200% entre 2021 e 2022.  O delegado de Estelionato da Polícia Civil do Paraná (PCPR), Emmanoel David, disse que, com o aumento do uso das redes sociais, criminosos têm aproveitado para aplicar golpes.

SONORA

Além disso, o estado teve um crescimento da violência contra a mulher. O levantamento do Anuário da Segurança Pública destaca que o número de mulheres assassinadas cresceu 22,1% em um período de um ano. Esse índice é ainda mais preocupante quando se observam os casos de feminicídio, com aumento de 1,9%.

Segundo o sociólogo, a sociedade brasileira e as instituições, refletem um machismo estrutural, o que exige uma urgente mudança cultural. Para ele, é necessário investir em uma educação que promova e defenda os direitos das mulheres.

SONORA

Leandre Dal Ponte, secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, reforçou um compromisso do Paraná em implementar políticas públicas e recursos para combater a violência contra a mulher e reduzir o número de casos de feminicídio.

SONORA

A secretária enfatizou que a luta contra a violência não é apenas uma responsabilidade das mulheres, mas sim de toda a sociedade.