Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Apenas 3,5% dos moradores de áreas vulneráveis de Curitiba estão cadastrados para alertas da Defesa Civil, segundo pesquisa 

Por Redação. Publicado em 01/12/2023 às 07:54.

Pesquisa da PUC-PR sinaliza baixa adesão ao sistema de alerta da Defesa Civil da cidade.

Por Marinna Prota

Um recente levantamento da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) apontou que somente 3,5% dos moradores em áreas de vulnerabilidade de Curitiba estão cadastrados para receber os alertas da Defesa Civil sobre os riscos de tempestades e enchentes na região.  

A engenheira civil e professora do Curso de Pós-Graduação em Gestão Urbana da PUCPR, Luciane Pimentel, explica que a pesquisa utilizou uma metodologia que envolveu o mapeamento e cruzamento de dados em um Sistema de Informações Geográficas (SIG) para identificar a distribuição dos celulares cadastrados em relação às áreas de risco. 

SONORA

Os pesquisadores também enfatizam a importância de conscientizar a população sobre a existência do sistema de alerta. 

SONORA

A Defesa Civil envia mensagens SMS para os celulares das pessoas cadastradas, informando sobre possíveis riscos de mau tempo, como deslizamentos, inundações, alagamentos, enxurradas, granizo e vendavais. No entanto, em regiões de vulnerabilidade, muitas vezes, os moradores não têm acesso a um CEP para as ruas, o que torna o cadastramento um desafio.

SONORA

Já a Tenente Joyce Andressa de Oliveira Saboia, da Defesa Civil, esclarece que no estado do Paraná, existem mais de 605 mil números cadastrados.

SONORA 

A tenente também fala sobre a importância do Plano de Contingência Online, preenchido pelos municípios, que contém informações para orientar a atuação em casos de desastre, incluindo áreas de atenção e o cadastro das residências nessas áreas.

SONORA