Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Batalhão da Polícia Militar intensifica ações sobre crimes ambientais no Paraná

Por Jornalismo. Publicado em 29/06/2022 às 21:15.

O Batalhão da Polícia Militar Ambiental intensificou ações sobre crimes ambientais no Paraná nos últimos dias. Com ajuda de denúncias, os agentes chegaram a locais de exploração de recursos clandestinos e de destruição de mata nativa.

Por Marinna Prota

 

Nesta semana o Batalhão da Polícia Ambiental Força Verde realizou pelo menos três atendimentos após denúncias pela central 181 de danos a vegetação e exploração ilegal de recursos da natureza no estado no Paraná.

No dia 27 de junho, um terreno em Campo Largo foi usado para a extração de saibro, sem licenciamento e com risco de destruir árvores protegidas, como a Araucária, como conta o 2º Tenente da Força Verde, Rafael Freitas da Silveira.

 

SONORA

No dia seguinte, foram apreendidas armas e grande quantidade de madeira explorada de maneira ilegal no município de Piên. Uma pessoa acabou presa, além da aplicação de multa superior a R$20 mil. Os criminosos ainda possuíam armas como espingarda, rifle e sete dezenas de munições.

Já nesta quinta-feira, uma ação integrada com fiscais do Instituto Água e Terra de Guaratuba foi interditada uma empresa de mineração e extração de areia no Rio São João. No local foram identificadas diversas irregularidades. Foi aplicada multa de R$ 80.000,00 e duas atividades foram suspensas até que tudo fosse regularizado.

O tenente explica que nesses locais de exploração ilegal e destruição de mata protegida, os proprietários respondem ao Ministério Público e ficam impedidos de usar a área antes de apresentar um plano de recuperação ao órgão.

 

SONORA