Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Bombeiros de Itaipu, militares e agentes da PRF ajudam em resgates no RS

Por Redação. Publicado em 06/05/2024 às 20:27.

Desde o dia 1 de maio foram mais de 800 pessoas resgatadas nas cidades atendidas pela força tarefa do estado.

Por Marinna Prota

Uma força tarefa montada por agentes do Paraná tem ajudado na busca e salvamentos de vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, desde a semana passada. Foram enviados oito bombeiros do quadro da Itaipu, além de viaturas, quatro embarcações e uma moto aquática. Eles fazem parte do contingente, junto com mais 34 bombeiros militares e agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que apoiam os trabalhos no estado gaúcho.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, desde o dia 1 de maio foram mais de 800 pessoas resgatadas nas cidades atendidas. Não há previsão de quando haverá a desmobilização de efetivo. A Itaipu Binacional informou que está dando suporte para as equipes do Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom), da Polícia Federal de Foz do Iguaçu e de Guaíra, que estão se deslocando para contribuir nas buscas e resgates. 

O capitão Alexandre Bettiol Ferelli, bombeiro do Batalhão Militar de Operações Aéreas (BPMOA) revela que há muitos pontos que ainda necessitam de auxílio.

SONORA

Além dos resgates, centenas de toneladas de doações estão sendo enviadas ao Rio Grande do Sul. O Corpo de Bombeiros tem centralizado o recebimento de mantimentos como água, alimentos não perecíveis e itens de higiene e limpeza. Já a Defesa Civil tem organizado a logística para o envio.  A Itaipu informou que também está organizando uma campanha de arrecadação de fundos e planejando outras estratégias de ajuda aos desabrigados do Rio Grande do Sul.