Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Campanha arrecada rádios a pilha para informar população isolada no RS

Por Redação. Publicado em 07/05/2024 às 18:12.

Em meio às enchentes que assolam o Rio Grande do Sul, o rádio permanece como meio essencial para a população obter informação com credibilidade

Por Juliana Sartori


SONORAS

As enchentes que atingem todo o estado do Rio Grande do Sul mostraram que o rádio continua sendo essencial para a vida em comunidade. Sem energia elétrica ou internet, o único meio de informação tem sido um parceiro já bem conhecido do brasileiro, o rádio a pilha. Não é à toa que uma campanha para arrecadar esse tipo de aparelho está sendo feita pela Universidade de Santa Cruz do Sul, a UNISC. É uma forma encontrada para ajudar as comunidades a se comunicarem e encontrarem informação com credibilidade. Como explica o professor de Comunicação que atua na campanha, William Araújo: 

SONORA 

Além de informar e conectar aqueles que estão isolados, o rádio também funciona como forma de afastar a desinformação das comunidades. 

SONORA 

Trabalhar em meio a tantas dificuldades tem sido um desafio diário, mas necessário e importante. Como explica Rafael Cunha,  coordenador de projetos e eventos do Grupo Arauto de Comunicação, que atua nas regiões do Vale do Taquari e Vale do Rio Pardo, também bastante atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

SONORA 

Para Rafael, a situação de enchentes que assola o estado e que ainda deve permanecer nessa semana, chegando a outras regiões do Rio Grande do Sul, mostram que as emissoras devem manter esse papel comunitário. 

SONORA

Os interessados em contribuir podem entregar os equipamentos na Unisc, onde uma equipe recebe as doações. Pessoas de outras regiões do Brasil podem doar pelo PIX [email protected]