Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Nova plataforma facilita doação de órgãos

Por Redação. Publicado em 04/04/2024 às 16:16.

CNJ e Cartórios fazem regulamentação do Sistema de Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO).

Juliana Sartori

A doação de órgãos agora conta com um sistema que pode ser um importante aliado para diminuir as filas de espera no país. Com a campanha “Um só coração: seja vida na vida de alguém”, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou a regulamentação do sistema AEDO, que é a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos, para facilitar o processo de doação.

Desenvolvida pelo Colégio Notarial do Brasil — Conselho Federal (CNB/CF), a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos tem como objetivo agilizar a manifestação de vontade de ser um doador de órgãos. Através do aplicativo de celular “e-notariado” ou do site aedo.org.br/.

Barbara Hidalgo, coordenadora da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) dos hospitais Universitário Cajuru e São Marcelino Champagnat, em Curitiba, destaca a importância dessa iniciativa.

SONORA

Qualquer pessoa pode formalizar sua vontade de doar digitalmente, em qualquer um dos 8.344 cartórios de notas espalhados pelo país, gratuitamente, segundo Daniel Driessen, Presidente do Colégio Notarial do Paraná.

SONORA

Barbara acredita que a campanha e a autorização eletrônica trarão mais visibilidade ao tema.

SONORA

Além do sistema, a informação aos familiares segue valendo como uma decisão em casos em que o paciente é um potencial doador.