Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Bullying e Cyberbullying agora são crimes

Por Redação. Publicado em 15/01/2024 às 17:11.

Especialista explica as mudanças da nova lei sancionada, que torna crimes as práticas conhecidas como bullying e cyberbullying. Além disso, o texto endurece as penas para crimes cometidos contra crianças e adolescentes. 

Repórter Juliana Sartori


Foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a lei que agora torna crimes as práticas conhecidas como bullying e cyberbullying. Além disso, o texto endurece as penas para crimes cometidos contra crianças e adolescentes. A nova Lei 14.811/2024 também institui a Política Nacional de Prevenção e Combate ao Abuso e Exploração Sexual da Criança e do Adolescente.

O texto define como bullying a intimidação sistemática, individual ou coletiva, com pena de multa, se a conduta não constituir crime mais grave. Já nos casos de cyberbullying — que é a intimidação por meio da Internet —, a pena pode variar de dois a quatro anos, além de multa. 

Para a advogada Renata Farah, especializada em Direito Médico e da Saúde, é importante entender o que significam as mudanças trazidas com essa nova lei. 

SONORA 

Outro destaque é o endurecimento da lei contra os crimes sexuais, como explica a advogada. 

SONORA 

Segundo a especialista, a lei é uma resposta para a sociedade sobre casos de violência nas famílias e também nas escolas, que assustaram o país recentemente. 

SONORA