Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Câmara de Curitiba cassa mandato de vereador Eder Borges

Por Jornalismo. Publicado em 27/05/2022 às 17:56.

Vereador condenado na Justiça por difamação tem mandato cassado em Curitiba.

por Amanda Yargas

Mais um vereador de Curitiba foi cassado nesta sexta-feira. Desta vez foi Éder Borges (PP). Ele foi condenado pela Justiça por difamação contra a App Sindicato, que representa professores e funcionários da rede pública estadual, por uma publicação feita em 2016 que associava a entidade à manipulação ideológica de estudantes. A cassação foi discutida pela Comissão de Ética da Casa Legislativa nessa quinta e a decisão foi anunciada nesta sexta pelo presidente da Câmara da capital, Tico Kuzma (PROS). 

A Constituição Federal, a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Câmara Municipal de Curitiba determinam que a condenação do parlamentar implica na perda de direitos políticos e, consequentemente, na cassação do mandato. A cassação vai ser oficializada na sessão na próxima segunda-feira. Quem assume a cadeira deixada é Mestre Pop, que era o suplente de Borges e já tinha exercido outros mandatos na Casa.

Borges também teve o mandato cassado pelo TRE em abril deste ano, por não ter prestado contas na eleição de 2016. Ele recorreu e permanece no cargo até decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).