Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Câmara de Morretes pode cassar prefeito por falta de atendimento a autistas

Por Jornalismo. Publicado em 25/03/2022 às 17:03.

Vereadores investigam interrupção no atendimento especializado a estudantes autistas em Morretes e podem cassar o mandato do prefeito da cidade.

por Amanda Yargas

O prefeito de Morretes Sebastião Brindarolli Junior (PSD), pode ter o mandato cassado pela Câmara Municipal. Os vereadores da cidade acataram uma denúncia a respeito da interrupção do atendimento especializado para estudantes autistas. Segundo o pedido,  a prefeitura teria mudado as regras para concessão de professor especializado no acompanhamento destas crianças, passando a não aceitar mais laudos particulares, mas sem garantir a equipe técnica para elaboração de laudo público, além de ter interrompido o atendimento sem um tempo de transição. A Câmara Municipal instaurou uma Comissão Processante que deve avaliar a situação no prazo de 90 dias.

Em vídeo publicado nas redes sociais o prefeito chamou a discussão de circo e disse que a questão é uma perseguição pessoal fomentada por um adversário político. Ele justificou que o tema já foi avaliado pelo Ministério Público, que arquivou o processo contra ele nessa quarta-feira (23).   No processo, o Ministério pede esclarecimentos sobre os motivos da ausência de professores especializados no atendimento a crianças do espectro autista e quais as medidas estão sendo tomadas para resolver a situação e dá prazo de 15 dias para a prefeitura se posicionar. Vale lembrar que mesmo com o arquivamento no Ministério Público a casa legislativa tem autonomia para investigar a situação.