Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Campanha busca sensibilizar quanto aos direitos das vítimas

Por Comunicação. Publicado em 12/07/2023 às 13:05.

Iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público enfatiza a necessidade de se promover a escuta ativa e empática das vítimas e a garantia de seus direitos, justiça e reparação.

Por Fernanda Nardo

Uma campanha nacional lançada neste mês busca sensibilizar a sociedade em relação aos direitos das vítimas de crimes. Com o mote “O que todas as vítimas têm em comum?”, a campanha, promovida pelo Conselho Nacional do Ministério Público, é mais uma ação do Movimento Nacional dos Direitos das Vítimas, lançado em junho de 2022. A iniciativa enfatiza a necessidade de se promover a escuta ativa e empática das vítimas e a garantia de seus direitos, justiça e reparação. O Movimento Nacional em Defesa dos Direitos das Vítimas busca sensibilizar o Ministério Público brasileiro e toda a sociedade para a importância de se acolher, escutar, respeitar e garantir os direitos de quem sofreu algum tipo de crime, como explica a procuradora de Justiça da MPPR, Sâmia Saad.

SONORA

O Ministério Público do Paraná também tem um trabalho de apoio às vítimas de crimes e procura adotar medidas que garantam a elas informação, tratamento digno e reparação de danos, por meio de um olhar cada vez mais humanizado, direcionado não apenas à vítima, mas também a seus familiares. Em março deste ano, lançou o programa Pró-Vítima, para coordenar ações que promovam a proteção integral das vítimas de todas as modalidades de crimes. O objetivo, conforme o MP, é impulsionar práticas institucionais de atendimento, acolhimento e reparação a pessoas que sofreram violência ou grave ameaça. As vítimas podem recorrer ao MPPR de segunda a sexta, por telefone, e-mail ou presencialmente nas Promotorias de Justiça.