Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Carne celular: a alternativa que produz o alimento sem sofrimento animal avança no Paraná

Por Comunicação. Publicado em 17/10/2023 às 10:07.

Produção da carne celular evita o sofrimento e o abate de animais, é mais saudável , além de mais sustentável.

Repórter Rodrigo Matana, sob supervisão de Alice Lima – uma parceria Rede AERP de Notícias e Agência Escola UFPR.

Já imaginou comer uma picanha ou peito de frango sem precisar abater um animal para isso? É essa a proposta da carne celular ou carne cultivada. De acordo com a professora Carla Molento, do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Paraná, a alternativa deve representar 60% do mercado global de carnes até 2040.

SONORA 

A pesquisadora  explica que a produção da carne celular apresenta uma série de vantagens em relação à carne convencional, como evitar o sofrimento e o abate de animais, ser mais saudável para as pessoas, além de mais sustentável.

SONORA 

Em alguns países da Europa e nos Estados Unidos, a produção da carne celular, e até o consumo, já são realidade. Em Singapura, na Ásia, é possível comprar o alimento em alguns mercados. No Brasil, os investimentos em pesquisas e produção também avançam. 

SONORA 

A UFPR é a única universidade da América Latina que terá, ainda em 2023, um laboratório de Zootecnia Celular. Coordenado pela pesquisadora Carla Molento, o projeto envolve quase 20 pesquisadores, entre estudantes de graduação e de pós-graduação, e está em fase final de montagem.

Agência Escola UFPR – Um projeto da Universidade Federal do Paraná que conecta ciência e sociedade. Para apresentar aos públicos as pesquisas da UFPR, produz conteúdos em vários formatos, como matérias, reportagens, audiovisuais, eventos e muito mais.