Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Cassação de Francischini provoca mudança de outros 3 deputados e 52 comissionados

Por Jornalismo. Publicado em 04/11/2021 às 19:50.

A anulação dos votos que elegeram Francischini fez outros 3 deputados estaduais eleitos pelo PSL perderem o posto.

por Amanda Yargas

A cassação do mandato de deputado estadual de Delegado Francischini (PSL) vai provocar  grandes mudanças na Assembleia Legislativa do Paraná. Francischini teve seu mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral no último dia 28 por divulgar fake news durante as eleições de 2018 sobre as urnas eletrônicas e o sistema de votação.  Esta é a primeira decisão do TSE que envolve ataque às urnas. 

Francischini foi o deputado mais votado da história do Paraná em 2018, com 427.749 votos. Com isso, o PSL elegeu oito parlamentares. Como a decisão determinou que os votos dele fossem anulados e uma nova contabilização fosse feita, perdem a cadeira também Emerson Bacil, Do Carmo e Cassiano Caron, que tinha assumido a vaga no último dia 26, após a cassação do Subtenente Everton, do mesmo partido, resultado de outro processo. 

Assumem as vagas na próxima segunda-feira Adelino Ribeiro (PRB), Nereu Moura (MDB), Elio Rusch (DEM) e Pedro Paulo Bazana (PV). 

Com as mudanças, foram exonerados 52 servidores comissionados, 29 ligados aos gabinetes parlamentares, 3 ligados ao Bloco PSL/PTB e outros 10 que atuavam em comissões. Francischini presidia a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a principal da casa legislativa. E Subtenente Everton era membro da Comissão de Segurança Pública (CSP).

O deputado Emerson Bacil comandava a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior. E o deputado Do Carmo, ocupava a segunda vice-presidência da Mesa Diretora.