Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Centro de Controle Operacional da Muralha Digital de Curitiba começa a funcionar

Por Jornalismo. Publicado em 05/01/2021 às 16:40.

Projeto que une presença policial nas ruas e tecnologia de ponta deve ser levado em breve para cidades como Foz do Iguaçu e Londrina.

Foto: Daniel Castellano / SMCS

Foi inaugurado nesta terça-feira o Centro de Controle da Muralha Digital, projeto feito em parceria entre o Governo do Estado e a prefeitura de Curitiba, voltado à gestão do trânsito, da segurança pública e também dos eventos climáticos. São mais de mil câmeras que também vão contribuir com o monitoramento feito pelo Centro Integrado de Comando e Controle do Estado.

Em agosto do ano passado, a Secretaria de Estado da Segurança Pública firmou um acordo de cooperação técnica com a prefeitura para o compartilhamento de dados e utilização das câmeras de monitoramento. Convênios como este já foram realizados em 28 cidades, permitindo o controle e prevenção de crimes em todo o Estado, inclusive nas áreas de fronteira.

O governador Ratinho Junior, que esteve presente no evento de inauguração, afirmou que a tendência é que esta integração esteja presente em mais municípios paranaenses.

SONORA

O governador destacou que para uma Segurança eficiente é preciso investir em presença policial nas ruas e em tecnologia.

SONORA

Criado em 2014, para dar suporte técnico para a Copa do Mundo, o Centro Integrado de Comando e Controle conta com profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Departamento Penitenciário e pelas Guardas Municipais das cidades parceiras. O centro representa, em âmbito estadual, o que a Muralha Digital faz em Curitiba.

O projeto conta com sistemas avançados de tecnologia da informação para a análise de imagens com câmeras inteligentes de alta resolução com reconhecimento facial, de placas de veículos, panorâmicas e térmicas. O videomonitoramento ajuda a aprimorar a gestão do trânsito, do transporte coletivo, a segurança preventiva, a defesa civil e a assistência social.

Repórter Juliana Sartori