Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Cinco pessoas são presas pelo Gaeco no Noroeste

Por Jornalismo. Publicado em 13/02/2020 às 12:32.

Gaeco desmontou um suposto esquema de desvio de dinheiro da prefeitura de Paranacity, no noroeste do Estado, que envolvia empresários, advogado e gestores públicos. Confira na reportagem de Amanda Yargas.

 

 

 

 

 

 

 

Cinco pessoas foram presas nessa quarta-feira na cidade de Paranacity, no noroeste do estado: dois ex-secretários, Leonardo Espostes e Fábio Ricardo Alves da Silva, um advogado e dois empresários. As prisões temporárias fazem parte da Operação Coleta, que investiga um suposto esquema de desvio de dinheiro público pela contratação de empresas de limpeza e que envolvia servidores e empresários do município, como conta o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Leonir Batisti.

 

Há a suspeita ainda de que os valores destinados ao pagamento de questões trabalhistas eram justificados com notas frias de um posto de combustível, como explica Batisti.

 

Também foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão, 12 na própria cidade e os outros em Itaguajé, Bela Vista do Paraíso, Maringá e Paranavaí. São alvos das buscas prédios públicos, empresas e residências. As ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Câmara do Tribunal de Justiça do Paraná, já que há suspeita de envolvimento da prefeita da cidade, Sueli Wanderbrook. O tribunal determinou também que ela não tenha contato com testemunhas e demais investigados. Procurada, a prefeita não quis gravar entrevista, mas disse que ainda não tinha sido notificada oficialmente e que tinha tido acesso às informações apenas por meio da imprensa.  Ela disse também que esperava que tudo fosse esclarecido e que iria aguardar os encaminhamentos dos órgãos competentes. O contato foi feito por volta das 2h e 30 dessa quarta-feira.

 

Repórter Amanda Yargas