Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Com baixa imunização de crianças no Paraná, MPPR frisa que não vacinar é crime

Por Jornalismo. Publicado em 07/10/2022 às 16:42.

A vacinação de crianças contra doenças já erradicadas, como a poliomielite, tem sido alvo de acompanhamento do Ministério Público do Paraná.

Por Marinna Prota

Com baixa taxa de adesão da vacinação de crianças para a poliomielite, doença que foi erradicada do país há 30 anos, a preocupação dos órgãos de saúde se estendeu ao Ministério Público do Paraná (MPPR). De acordo com o promotor de Justiça Ângelo Mazzucchi Santana Ferreira, do MPPR, responsável pela área da infância, não vacinar as crianças é crime.

SONORA

O empenho de Secretarias Municipais de Saúde (SMS) não tem sido o suficiente para garantir a cobertura prevista pela Campanha Nacional de Vacinação contra a polio, que era de 95% de cobertura vacinal, mas no Paraná só atingiu pouco mais de 60%. A orientação da promotoria, se estende a agentes de educação, que têm sido mobilizados para auxiliar no processo de imunização das crianças.

SONORA

A vacina da poliomielite é destinada a crianças com um ano completo e menos de 5 anos, e ficou conhecida pelo mascote Zé Gotinha, por ter doses também aplicadas via oral.